Após definição do tipo de sistema, localização em projeto e informações complementares (resistente ao fogo, isolamento acústico, absorção acústica, isolamento térmico e etc). Nós apresentamos as especificações com base nas tabelas de desempenho de cada sistema.

Dentre elas, as nomenclaturas do sistema, espessura total da parede, qual perfil utilizados, distância dos perfis verticais, sua estrutura, podendo ser simples ou dupla, a chapa especificada, detalhes técnicos dos sistema de carga, de encontro de sistemas  seu desempenho acústico, mecânico e ao fogo.

 

  • perfilaria auxiliar nos encontros de paredes em L ou TDet 1.

  1. Impermeabilização:

Prever impermeabilização no encontro com o piso, de forma a não haver contato entre a chapa de gesso e a água; Mastique e cordão de polietileno expandido. Det 04

 2- Vãos de portas e janelas.

Ultrapassagem das placas nas aberturas dos vãos de portas janelas e cortadas posteriormente, formando assim um desalinhamento da junta em relação à abertura. Det 5

 3- Tratamento de Junta:

  • Prever fita de papel micro-perfurada e, no mínimo, três aplicações de massa sendo a segunda com espátula de 20 cm e a terceira com espátula de 25cm tanto nos encontros de BR quanto nos encontros de BQ nas áreas de pintura.
  • Prever nos encontros de BQ uma faixa de aproximadamente 50cm de aparência final. (somente em áreas de pintura)(Det1).
  • Prever nos casos de duas chapas da mesma face, o tratamento de junta em ambas as chapas, sendo a primeira face com uma aplicação.

No caso de paredes com chapas duplas, a primeira camada de chapa também deve receber massa de junta no encontro entre as placas.

 

Junta de dilatação: Para os sistemas de paredes, recomenda-se além de acompanhar as juntas de dilatação da estrutura do edifício, deverá ser executada uma junta de dilatação a cada 15 metros lineares de parede, mas, nos sistemas constituídos por uma (01) chapa de cada lado teremos um limite de 50m² já as paredes possuem duas (02) chapas de cada lado terão suas juntas ao limite de 70m² de sistema construído.

Encontro de parede ou alvenaria:  Recomenda se utilizar a cantoneira 25/30 em paredes com duas chapas e 15/30 em paredes com uma chapa para evitar fissura com o mix de sistemas